CONJUBAN 2013 - Primeiro Dia

13 maio 2013

| | |
Olá...depois de meses -_-
Como sempre, muitas ideias, algumas novidades...mas eu prometi postar sobre o Conjuban - DF, que ocorre todo carnaval e a ideia é fazer um post por dia de Conjuban [o que equivale a 5 posts].
Mas eu tenho uma desculpa, ok? Estava ficando louca com o TCC na época e tudo só terminou na primeira semana de Março, em seguida comecei a estudar pra concurso, enfim...estou aqui.

Antes de mais nada, deixe-me dizer: Não tenho boa memória. Anotei o que considerava relevante, o mais relevante, se eu não tiver anotado, lembrarei. Mas vamos lá...



Primeiramente, vamos deixar claro os esquemas de horário do Congresso: início na sexta à noite, por volta das 23h, sempre dizem que vai começar mais cedo, mas isso não ocorre. O término do Congresso se dá na terça por volta das 17h

O cartaz com o tema e a programação. Clique para Ampliar

Meu pré-Conjuban foi um tanto conturbado. Dormi bem tarde da quinta pra sexta escrevendo a metodologia do meu TCC (às 6h da manhã, para ser bem exata) e acordei 9h para deixar uns documentos na reitoria, referentes à colação de grau. Primeiro que já acordei passando mal e fiquei assim até chegar em casa no meio da tarde e pedir algo pra minha mãe que me fizesse passar o mal estar. Mas além disso, ainda estava sentindo umas dores no canto direito da barriga e fiquei um pouco preocupada, mas não tinha escolha...todos os anos tenho que ir, de boa ou de má vontade...este ano especificamente por conta do tcc. Então eu fui, sem criar expectativas, então vocês vão ver onde isso tudo me levou

Quando vou nesse tipo de coisa sinto que não gosto de gente -_- *suspiro*

08.02.13 - Primeiro Dia - Noite
Louvor: Tomados pela Glória
Palavra: Antônio Márcio

A pregação teve como embasamento Jó 29:1-4
1 Jó prosseguiu sua fala:
2 "Como tenho saudade dos meses que se passaram, dos dias em que Deus cuidava de mim,
3 quando a sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça e por sua luz eu caminhava em meio às trevas!
4 Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa
[...]
Ele usou o texto de Atos 15:15-18
15 Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito:
16 " 'Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei,
17 para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas'
18 conhecidas desde os tempos antigos.

O pregador afirmou que o justo não sofre por que é pecador, mas por que decidiu seguir a Cristo. "Se ele tem saudade é por que tem memórias. Saudade da proteção de Deus "Quando a amizade de Deus era comigo".
O homem sempre teve a necessidade de viver em sociedade. Nisso, há graus de relacionamento:
- Superficial
- de momentos
- por conveniência
- Pessoas de casa, da família << e estes subestimam nossa intimidade com Deus"

As pessoas lembram dos defeitos, mas Jó não se preocupava com a sociedade, amigos gados, filhos , ele se preocupava se Deus estava com ele, se ainda havia a presença de Deus na tenda, pois é na tenda que Deus manifesta a sua glória. Essa tenda é a morada cheia do Espírito Santo.
"Eu só te conhecia de ouvir falar" << Isso demonstra que "ninguém pode te ensinar a buscar Deus; podem te estimular, mas a decisão é sua."

Seguindo pelo texto de Atos citado mais acima, ele explica que os líderes se reúnem para debater o que era certo. Como se lê no começo do capítulo 15 de Atos, esses homens falavam que se o homem não se circuncidasse, que esse era um costume de Moisés e sem isso não poderiam ser salvos. [atente que discutiam a respeito dos gentios]. Então Pedro [no versículo 7]começa a falar que Deus não fez distinção entre os gentios e os judeus e que a carga que estavam querendo por sobre os gentios era demasiadamente pesada, pois nem mesmo os antepassados deles [dos judeus] conseguiram por em prática.
Antônio Márcio volta alguns capítulos do livro de atos [capítulo 10] e fala sobre a visão de Deus mostrando um novo tempo [relembrem da visão em que Deus fala ""Não chame impuro ao que Deus purificou"] e a experiência na casa de Cornélio (o centurião, um gentil), e o pregador comenta que "na casa de Cornélio não tinha dogmáticos; a família se converte e são batizados no Espírito Santo. Vale a pena dar uma lida:

45 Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,
46 pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus.
47 "Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!"
O pregador cita também Davi quando tira as vestimentas reais e começa a dançar, pois isso também foi uma quebra de dogmas. Essa passagem trata da arca sendo trazida de volta para Jerusalém, e a alegria de Davi era tão grande, que ele tirou as vestes reais, o que não era permitido. Vamos a passagem de 2 Samuel 6:

14 Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,
15 en­quanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.
16 Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e celebrando perante o ­Senhor, ela o desprezou em seu coração.
Mical desprezou Davi por esse ato. O comentário do pregador foi "o mundo está cheio de filhas de Saúl", ou seja, você pode estar adorando, mas algumas pessoas estão mais preocupadas com o fato de você estar ou não seguindo os dogmas. Vemos a religiosidade tomando conta de mais e mais pessoas e os verdadeiros adoradores não podem retroceder pela visão dos dogmáticos. Devemos lembrar que "Davi foi lembrado pelo prazer que tinha em adorar ao Senhor". Importa que saibamos quem Ele é.

Em seguida o preletor volta a falar de Jó, especificamente sobre a tenda cheia do Espírito Santo: "Quando o Espírito Santo deixa de ser inquilino e passa a ser proprietário" A Sociedade quer rotular, condenar sua vida religiosa, chamam de fantoches de pastores, mas somos tempo e morada do Espírito Santo" [...] Não deixe o dogma sufocar. Não deixe roubarem o teu prazer de Adorar à Deus.

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
Salmos 27:4

Então, o Marcinho [chamam o pregador assim devido sua estatura] aconselha a "entrar no teu quarto e fechar a porta. Tranca tudo o que te atrapalha...afasta. [...] Quanto mais você fala com Ele, mais Ele fala com você. Não abra mão do espírito Santo na sua vida!



Ufa! E encerramos por aqui o primeiro dia do Conjuban. Nos vemos em breve...espero xD

bgs bgs ;**

ps: Feliz dia das mães...meio que atrasado

0 comentários :

Postar um comentário