Conferência Global :: Como foi

04 agosto 2013

| | |
Hola chicos y chicas

Acabou a Conferência Global e vim contar pra vocês como foi, minhas impressões e tudo mais. Antes de mais nada, preciso dizer que infelizmente não pude assistir todos os cultos, aliás já foi uma vitória eu ter conseguido ir em alguns. Acredito que Deus realmente queria que eu fosse por que além de ser bem difícil eu ir, Deus falou muito e o que eu precisava ouvir [não exatamente o que eu queria rs]. Não vou comentar todas as palavras que assisti também, por que nem todas eu consigo anotar muita coisa. Ah, e outra coisa: não tirei fotos, pra mim isso atrapalha muito 'conectar com Deus', entende? Então as fotos que postarei foram retiradas da página oficial da Conferência lá no facebook,  pra vocês não ficarem sem, e entenderem melhor de quem estou falando durante o post. Ah, e você consegue ver perfil dos preletores e cantores lá no SITE da conferência e na comunidade no facebook. Pois bem, vamos lá...

 
Aline Barros e Pastor Cláudio Duarte no primeiro dia de Conferência

Não fui no culto de abertura, que teve a Aline Barros no louvor, apenas acompanhei algumas partes da pregação de abertura que foi do Pastor Cláudio Duarte. Ótima palavra [inclusive eu comprei pra assistir em casa depois], usando de referência Esaú e Jacó. Uma das coisas que me lembro foi ele dizer que gostava de Jacó por que Jacó valorizava o que tinha. Na passagem em que Esaú pede à Jacó o prato de lentilhas, Jacó diz 'não', pois aquilo lhe pertencia. Em contrapartida, Esaú deu facilmente sua primogenitura em troca da refeição.

Na QUARTA eu passei o dia lá, mas não pude assisti a última pregação da noite. Esclarecer que todos os louvores era da equipe de louvor da Comunidade das nações, só variava pela noite.

A primeira palavra da manhã foi do pastor Gidalti Alencar, que pregou em cima do tema da Conferência [A esperança de um dia perfeito] utilizando o texto de Eclesiaste 9:10:
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Então ele cita e explana '5 Coisas que não voltam mais' :
1- A pedra atirada: ações conta o próximo. Precisamos cuidar de nós e nossas ações para ter um dia melhor.
2- Oportunidades: oportunidades passam e não voltam, e quando voltam não voltam da mesma maneira.
3- O passado
4- O tempo
5- Palavras: Som com significado. Nas palavras há poder de vida e de morte.


A Segunda palavra da manhã foi do Fernando Guillen que pregou sobre "Transferência de riquezas" Eu não anotei muita coisa e não sei passar a mensagem na qualidade que o Guillen nos ministrou, mas fica mais ou menos a ideia. O texto de referência foi provérbios 13:22:
O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.
 Então, ele começou a fazer uma analogia com peixes:

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gênesis 1:26
Guillen começou mostrando Pedro na passagem de Lucas 5:4, onde eles trabalham a noite toda mas não conseguem pescar e Pedro responde:  Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. (v.5). No versículo seguinte detalha que pegaram tantos peixes que as redes arrebentavam. Nesse momento, Pedro estava começando ser trabalhado, mas o romper das redes mostra também perdas, um domínio ainda não total sobre as riquezas. Esse domínio ocorre mais pra frente:
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede. - João 21:11
 Essa passagem mostra que apesar de ser um número limitado de peixes, eram peixes grandes. Além disso, a rede não se rompeu. A analogia pode ser feita com o surgimento de grandes oportunidades, não oportunidades de pouca relevância, sob o contexto do domínio e aproveitamento total.

Pela tarde, as oficinas ocorriam na Asa Sul, ministradas pelo pastor Fabrício Miguel, e no Centro de Convenções. Sem carro, optei por almoçar num shopping próximo e retornar para ficar direto pro culto da noite. No  Centro de convenções a oficina foi ministrada pelo Paulo Sérgio Fernandes, com o tema "A esperança da vocação". Ele começa falando que paixão é diferente de ambição e faz a seguinte pergunta: Você é capaz de morrer pelo que está fazendo?
Em seguida, Paulo Sérgio afirma que vivemos para 4 propósitos:
1- Desobrir a conexão que foi perdida no Reino Espiritual
2- Vocação
3- Desenvolvimento da intelectualidade
4- Obra para construir
Então ele faz outras 2  perguntas: "Você voltaria para o reino satisfeito com o que fez?" e "O que você está fazendo tem a ver com o reino?". "Nossa cultura não tem revelado o reino, então precisamos invadir as áreas sociais para mostrar a cultura do reino."
Em seguida eme faz uso do texto de 2 Timóteo 1:9:
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
"Existem obras específicas que Deus determinou pra você". Nossa vocação pode ser vista de 3 formas:
- Dons assistenciais
- Dons vocacionais
- Dons Ministeriais
 > função apostólica
 > f. profética
 > f. pastoral
 > f. missionária
Daí a importância de procurar ler a bíblia com os olhos da sua vocação. Vocação é ser melhor no que faz e não melhor que os outros.

O intérprete e AdamMcCaim, respectivamente

Ainda na quarta, um novo período se inicia às 18h.  A primeira palavra da noite foi ministrada pelo Adam McCaim, que trouxe uma palavra simples mas a forma que ele ministrou foi um pouco diferente. Primeiramente ele colocou Hebreu 11 como texto de referência [que fala sobre fé] e afirmou que "Há um ataque muito grande sobre aqueles de grande fé em Deus". Então citou vários homens de fé na Bíblia: Noé, construindo a arca por 100 anos, Abraão e Moisés. Esses homens fizeram algo que estava fora da zona de conforto.
Após falar um pouco de fé, Adam falou sobre medo, introduzindo o medo como o oposto da fé e citando 2 Timóteo 1:7: Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, e de amor, e de moderação, por isso, o medo não pode fazer parte de alguém que tem o Espírito Santo.
Adam também testemunhou como fez pra vender um medo que tinha desde sua infância: medo de altura. Subir em árvore ano após ano, pular de bungee jump e por fim pular de para-quedas.


O louvor da noite na quarta foi por conta do Thalles Roberto. Gosto dele como músico. No mais, não vou manifestar minha opinião.
A última palavra da quarta-feira eu não pude assistir, mas foi ministrada pelo Chuck Pierce, que ministrou a primeira palavra também no primeiro período da quinta feira.

No geral eu gostei, só que basicamente ele ministrou metade do tempo especificamente pra igreja Comunidade das Nações e isso tira um pouco a graça né rs. Chuck ministrou sobre mudança.
Primeiramente, precisamos realinhar nosso pensamento com o pensamento do Pai para que o Espírito Santo possa se mover através de nós. Então ele disse que o Espírito do Senhor está se movendo rapidamente e que os próximos 2 anos serão importantes.
Em seguida, apontou 3 coisas sobre 'novo tempo':
1 - em todo novo tempo, existe uma guerra contra mamom e a pobreza
2 - em todo novo tempo, entramos em guerra contra o espírito de enfermidade
    >> tentando te enfraquecer para não cumpra o propósito
3 - em todo novo tempo há guerra contra a religião
    >> a lei quer manter antigos métodos

A forma que você responde hoje, reflete no seu futuro. "É tempo de romper métodos convencionais de pensamento. Devemos nos mover para fazer uma nova colheita. Existe um momento para capturar a revelação que irá mudar seu futuro". Mas chega uma hora em que Deus nos faz uma pergunta pessoal. Chuck exemplifica isso usando Pedro na passagem em que num momento ele recebe a revelação de Deus de que Jesus é o Cristo e momentos depois Jesus o repreende por dizer que Jesus não poderia ser sacrificado, veja que num momento, Pedro estava alinhado ao pensamento do Pai, mas em seguida volta à antiga maneira de pensar.
Após falar sobre a necessidade de um novo batismo, Chuck finaliza com 5 tópicos:
- O jeito que eles pensavam, acabou [João 11:12]
- O que e como eles seguiam, está mudando [João 21]
- O chamado deles estava mudando [João 21]
- Estavam se movendo da fase de Jesus para a fase Espírito Santo.


No segundo período da quinta de manhã, tivemos Pastor Lucinho Barreto, e caso não se recordem, foi um dos motivos de eu querer ir pra conferência hehe. Pr. Lucinho ministrou sobre autoridade. Foi simplesmente maravilhoso. Ele começou falando o texto de Gênesis 1:26:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Autoridade já nos foi dada sobre tudo, mas com a entrada do pecado [Gn.3:14] perdeu-se a autoridade entre pais e filhos, chefe e subordinado, pastor e ovelha, ...
O pecado arrancou nossa autoridade. Como alguém qe não domina sua própria vida pode dominar algo à sua volta? O descontrole está principalmente sobre:
>> finanças
>> filhos
>> pensamentos
>> casamento
>> saúde
>> amizade
>> sonhos
>> ...
Devemos nos lembrar que quanto maior o desafio, mais esforço temos de fazer para vencer esse desafio. Ultimamente temos confundido milagre com mágica, mas são coisas totalmente diferentes.
Ele finalizou citando 3 coisas a se fazer para recuperar sua autoridade:
1- entregar sua vida incondicionalmente à Jesus;
 >> O problema deixa de ser seu e passa a ser problema de Deus
2- Submeter incondicionalmente todas as áreas da sua vida;
3- Ter autoridade pra por em ordem o caos ao seu redor.


Na quinta só assisti o período da manhã mesmo. Na sexta a palavra foi novamente do Fernando Guillen [que pregou na quarta], que trouxe uma palavra muito boa sobre ser segundo o coração de Deus. Fernando G. explicou que nesse caso, 'coração' tem sentido também de 'agenda', então Davi era segundo a agenda de Deus, revelando que Davi cumpriu o plano de Deus não só para sua geração mas para as próximas gerações. É importante não pensar apenas na sua vida, mas também servir à geração seguinte, temos que entender nossa responsabilidade diante disso;
Importante ressaltar o treinamento de Davi até que tomasse o trono de fato, pois é "impossível cumprir os propósitos de Deus sem saber governar.
"Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá." 1 Samuel 16:13
"Receber a unção e ter mentalidade de governo para completar todo o processo". o 1º estágio do processo de Davi era ser escudeiro de Saul: Se você não aprende a ser 2º, não pode ser 1º!" É preciso aprender a ser submisso.
Depois de ser ungido e servir a Saul, o 3º estágio se encontra em 1 Samuel 17:34-37:
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, 35 Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. 36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.
 Não tente pular as etapas de Deus, pois é através delas que Ele vai te ensinar a lidar com o que você precisa. Ele fez 2 analogias: uma com o urso e outra com o leão. O urso ataca por trás, representa então tudo aquilo que quer te puxar pra trás, que não te deixa ir pra frente, enquanto o Leão ataca de frente, se posiciona no território e seu rugido é percebido num raio de 8 quilômetros, demonstrando que você precisa aprender a se posicionar, assim como Davi o fez. "De você vai sair o som que vai desbravar aquilo que quer te destruir". Cada vez que você lida com o passado ou algo que te impede de avançar, você vai ter que enfrentar o gigante.

Gidalti traduzindo Myles

A segunda palavra foi do Myles Munroe, com o tema "A visão de Deus". O título da pregação seria "A terra, o mundo, a igreja e a nação". Ele começa apontando o mundo como problema da terra, e desenvolve a ideia de existência de 2 mundos: um reino das trevas e um reino da luz.
Trevas não significa ausência da luz, mas, na própria bíblia, significa 'ignorância, ausência de conhecimento', da verdade. Enquanto luz significa 'conhecimento da verdade'. Por isso, se você quer dar à satanás poder, fique longe do conhecimento.
No livro de Oséias, até o capítulo 5, vemos uma descrição dos dias de hoje: corrupção, abusos, homossexualidade, etc, e em Oséias 4:6 fala: "O meu povo perece por falta de conhecimento". Mas a Bíblia também fala "Conhecereis a verdade e ela vos libertará" (João 8:32), por isso o foco do diabo é mantê-lo nas trevas, longe da verdade. Mas o que é a verdade? Verdade é a informação original e se você quiser conhecê-la, deve ir à pessoa que tem essa informação. A palavra fala que Deus criou todas as coisas, portanto, Ele é o 'fabricante', sabe a verdade sobre tudo.
Uma coisa muito interessante que o Myles M trouxe foi sobre o surgimento do conhecimento na criação da terra. No princípio, a terra [o planeta] era sem forma [ordem], vazia [em caos], e em trevas. Trevas nesse caso representa ausência de conhecimento/propósito. A criação da luz/claridade aparece depois, no versículo 18 de Gênesis 1.
Continuando o raciocínio, Myles explica que mundo vem de kosmos [se não me engano, do grego, não anotei aqui], que pode ser classificado da seguinte maneira:
1- o sistema de governo
2- sistema de autoridade
3- sistema de controle
4- sistemas de influência

E ele dá ainda outra classificação:
1- sistema político
2- sistema de governo
3- sistema legal
4- sistema econômico
5- sistema cultural
6- sistema cívico
7- sistema social
8- sistema do entretenimento
9- sistema educacional
10- sistema da saúde
11- sistema dos negócios
12- sistema religioso

Permitimos que eles ensinem nas escolas, governem os negócios, arte, economia. Eis o problema da igreja: ela quer deixar o mundo. Mas Jesus disse: IDE. Aquilo que você permite, você nunca pode criticar. Aquilo que você evita, você nunca pode mudar. Se você evita política, os homens maus vão tomar conta. Então o Senhor diz: Ocupe. Você deve se tornar a resposta para sua própria oração. Se torne a reposta. Se você se cala, os ímpios falarão. Ou você DEIXA as coisas acontecerem ou FAZ as coisas acontecerem. Os tolos se multiplicam quando os sábios ficam calados. É por isso que as pessoas que são 2% desta nação fazem as leis para seus filhos. A treva governa quando a luz está ausente. A luz não faz barulho, só precisa estar presente. Se envolva. Esteja presente.
A Igreja tem que ser a incubadora de líderes para as nações.
Fiquei fascinada com a sabedoria do Myles  Muroe. Ele pregou novamente pela noite mas eu só pude pegar o começo da palavra, infelizmente.

Pela tarde de sexta tivemos uma oficina com o Flávio Valvassoura com o tema "Liderando com esperança". Isso no centro de convenções, por que no campus da asa sul rolou oficina com o Márcio Michelli com o tema 'A Atitude da esperança'. Não fiz anotações referentes, mas pelo título você deve ter uma noção


A primeira palavra da noite de sexta foi do Marcos Borges [o Coty] sobre "Iniciativa", que seria 'quebrar a inércia', 'não tolerar o comodismo'. Ele também deu afirmou que a FÉ não é tamanho, mas como você a exercita, é agir à altura daquilo que você acredita.
Em seguida, o Coty leu a passagem de 2 Reis 2:
2 E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.
4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
6 E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
A partir do texto, ele extrai 3 provas da Iniciativa, em destaque no texto.
Betel: Ministério não é o que você vai fazer, mas como quem. Quando todos estão dizendo para não ir, provando sua iniciativa
Jericó: Onde decidimos enfrentar com Deus as barreiras intransponíveis. Não tem como receber sua herança sem enfrentar a situação.
Jordão: 4 posicionamentos diante da perspectiva de mudança:
            >> 1- Lembrar os feitos: ninguém pode nos tirar o que fazemos para Deus. Isso produz discernimento mais claro do nosso chamado.
            >> 2- avaliar a história: precisa equilíbrio entre graça e responsabilidade. Enfrentar o passado da maneira certa.
            >> 3- celebrar fidelidade: pois é uma forma de cultivar o caráter.
            >> 4- projetar o futuro

Para encerrar, ele citou 7 coisas que definem um líder:
1- alguém que exerce suas funções com integridade
2- aquele que promove a responsabilidade nos outros
3- é uma pessoa que se define claramente aos outros
4- alguém que regula sua própria ansiedade
5- alguém que permanece conectado a outros
6- aquele que estimula a força e os recursos do grupo >> cria oportunidades
7- permanece dinamicamente no curso >> por que as coisas mudam, mas está no curso, como um farol.


Após o intervalo, teve louvor ministrado pelo Davi Sacer, e em seguida a palavra foi do Myles Muroe. Mas como não pude ver tudo então não vou colocar o que anotei. Apenas saibam que foi uma continuidade da palavra da manhã. No sábado eu também não fui.
Myles e sua esposa


Meus comentários finais:
- No geral achei tudo muito bem organizado e definido, desde o credenciamento.
-Gostei muito do formato de 2 cultos de manhã e 2 pela noite. Não ficou cansativo por que os horários são bem definidos, e quando ultrapassa o limite é por que a palavra está realmente boa, além disso, não prejudica o culto seguinte já que pela tarde se inicia às 15h.
-O que eu não gostei foi essa cuida de culto na asa sul, culto no sia. Acho complicado, e isso limita pessoas sem carro como eu. Além disso, para os cultos da da manhã e e principalmente da noite não estou certa sobre as igrejas terem espaço suficiente para as pessoas
-Outro ponto é o uso do termo 'oficina'. Não sei o que essas pessoas tem por definição de oficina. Acredito que seja no máximo palestra, mas isso é o de menos né rs
-Não gostei do fato de ter de pagar o valor integral no caso de querer assistir só um culto, por exemplo. Geralmente os congressos/conferências [cristãs ou não] abrem para pagar por dia de ministração e acho isso benéfico para ambos os lados. Minha mãe mesmo ficou com vontade de ir na sexta de noite depois de ouvir meus comentários sobre o Myles, mas pagar 55 reais só por um período não era benéfico. E se fosse possível pagar o dia/período, eles poderiam ter assistido e eu não teria assistido só metade da pregação.

Acho que basicamente é isso. No geral, tem muito mais fatores positivos, com certeza. As palavras foram todas muito edificantes. Eu com certeza quero voltar ano que vem e indico que quem tiver oportunidade vá também.

Postado mais uma promessa, me despeço rs. Espero que não esteja faltando nada, mas caso eu lembre de algo, edito depois hehe

kissu ;*

1 comentários :

andre' disse...

Bacana a descrição... E realmente deve ter sido muito bom mesmo... Gostei dos temas e imagino que, fora os problemas de deslocamento entre os locais, mas que bom que você conseguiu ir nos dias que queria. ;)

PS. "No mais, não vou manifestar minha opinião."
^^ ri demais disso... ;P

Postar um comentário